Seguidores

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

HISTÓRIA E COMEMORAÇÕES DO CARNAVAL

Carnaval o que é ?

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

  
História do Carnaval 

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.



                                    Rio de Janeiro 

A folia carnavalesca carioca começa antes dos dias oficiais do carnaval. Já no mês de setembro começam os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade.Durante todo o ano as escolas se preparam para o desfile anual que é também uma competição. Este momento se dá no Sambódromo, projetado por Oscar Niemeyer e concluído em 1984.
Em tempos passados, o desfile era feita no mesmo local, na rua Marques de Sapucaí. Entretanto, antigamente, as arquibancadas e camarotes eram montados para o desfile e depois desmontados, numa rotina que acontecia todos os anos.
 Carnaval do Rio  de Janeiro é uma manifestação cultural e festa popular mundialmente famosa. Talvez a festa popular mais conhecida no mundo, sendo uma atração que chama atenção por todos os diferentes tipos de manifestação, como desfiles de escola de samba, bailes de carnaval, carnaval de rua, bandas e blocos de rua.










Pernambuco (Recife e Olinda) 

 No carnaval de Recife e Olinda, não existem desfiles de escolas de samba, como no Rio; aqui, as escolas são substituídas por troças, que são grupos formados por amigos e familiares, que saem às ruas dos bairros em que vivem.
No carnaval de Recife e Olinda, não existem trios elétricos e circuitos, como em Salvador. Os ritmos são tocados pelos próprios foliões, e os trajetos são definidos na hora.
No carnaval de Recife e Olinda, ninguém paga nada. Não há ingressos, não há abadás. Todos participam; é só trazer a animação.

Os ritmos contagiantes e as fantasias criativas brilham nas cidades cheias de gente, luzes e sons. É um Carnaval de alto astral! 
Em Recife, capital multicultural do Brasil, tem frevomaracatucaboclinhocirandacoco-de-rodasambaafoxé, rock, reggae, manguebeat. Todos os anos, o autêntico Carnaval de rua recifense arrebata milhões de foliões, turistas do Brasil e do exterior.


                                                 O Galo da Madrugada                      

É um bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros da região central da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. Foi oficialmente considerado pelo Guinness Book - o livro dos recordes - o maior bloco de carnaval do mundo em 1995.
A agremiação foi criada por Enéas Freire em 1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José.
Em 2011, o desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no centro do Recife, arrastou mais de 1,7 milhões de pessoas.



São paulo 

As comemorações carnavalescas e o próprio samba diferiam  do Rio de Janeiro para São Paulo, exceto por uma nítida diferença de andamento, ou seja, a grosso modo, de velocidade, de tempo da música. O sambista paulista, acostumado à árdua lida nas lavouras de café e migrando para a cidade para o trabalho operário, fazia o que Plínio Marcosdenominou de "samba de trabalho, durão, puxado para o batuque", contrastando com o lirismo e a cadência do samba carioca. Além disso, o samba paulistano era decisivamente influenciado por outros ritmos fortemente percurssivos, como ojongo-macumba, também conhecido por Caxambú. Data dessa época o início da relação entre o Carnaval e o direito: a repressão policial sofrida pelos sambistas, feita de forma dura e sem critério. Os sambistas, não só no Carnaval, mas durante todo o ano, eram vistos como marginais e duramente perseguidos pelas autoridades.
Na periferia marginalizada de uma São Paulo em construção, o som dos batuques anunciava uma cultura imigrante que mais tarde influenciaria a cultura brasileira de forma definitiva.


                                                   Bahia 


História - A origem do carnaval baiano é a mesma de todos os carnavais comemorados nas áreas urbanas brasileiras no início do século 20. Blocos, cordões e sociedades carnavalescas existiam em todo o estado. As manifestações mais populares eram concentradas na Baixa do Sapateiro, onde a grande diversão era fazer brincadeiras muito próximas as do entrudo. É na década de 50 que o carnaval baiano começa a tomar a forma que conhecemos hoje - com foliões se divertindo atrás de carros de som, que posteriormente, seriam batizados de trios elétricos.

Ritmos predominantes - Axé e afoxé
Axé music

Axé music, a partir da década de 90, os baianos adotaram o estilo musical como trilha sonora dos preparativos para o Carnaval. O ritmo representa a união entre vários estilos (afro, frevo baianos, samba). Nomes como Daniela Mercury, Margareth Menezes e Luiz Caldas ajudaram a projetar o axé music para o Brasil todo. O ritmo rapidamente se espalhou pelo país todo (com a realização de carnavais fora de época, as micaretas), e fortaleceu-se como indústria, produzindo sucessos durante todo o ano.
Afoxé

De origem iorubá, a palavra afoxé poderia ser traduzida como "a fala que faz". Para alguns pesquisadores seria uma forma diversa do maracatu. Três instrumentos básicos fazem parte desta manifestação. O afoxé (ou agbê), cabaça coberta por uma rede formada de sementes ou contas, os atabaques, e o agogô, formado por duas campânulas de metal. As melodias entoadas nos cortejos dos afoxés são praticamente as mesmas cantigas entoadas nos terreiros afro-brasileiros que seguem a linha jexá. O Afoxé, longe de ser, como muita gente imagina, apenas um bloco carnavalesco, tem profunda vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé.





Nazaré Da Mata   

Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira[1] [2] . É formada por uma percussão que acompanha um cortejoma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo.
O livro de César Guerra-Peixe chamado "Maracatus do Recife" publicado em 1955 diz que "A mais antiga notícia certa do nosso conhecimento é a do padre Lino do Monte Carmelo Luna, que aponta o maracatu em 1867, s, percutidas por uma vareta de metal). Hoje em dia, se usam os agbes ou xequerês (instrumento confeccionado com uma cabaça e uma saia de contas). O Mestre de Toadas "puxa" os cantos, e o coro responde. As baianas têm a responsabilidade de cantar; outras vezes, são os caboclos, mas todos os dançarinos também podem participar.
Este maracatu mais tradicional é chamado de Baque Virado porque este termo é sinônimo de um dos "toques" característicos do cortejo.
Os Maracatus de Baque Virado sempre começam em ritmo compassado, que depois se acelera, embora jamais alcance um andamento muito rápido. Antes de se ouvir a corneta ou o clarim, que precedem o estandarte da Nação, é a zoada do "baque" que anuncia, ao longe, a chegada do Maracatu.
O maracatu se distingue das outras danças dramáticas e das danças negras em geral pela sua coreografia. Há uma presença forte de uma origem mística na maneira com que se dança o Maracatu, que lembra as danças do Candomblé. Balizas e Caboclos dançam todo o cortejo. Baianas e Damas do Paço têm coreografias especiais. Todos os outros se movimentam mais discretamente.








segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Festa De São Sebastião Em Limoeiro 24/01/16

O encerramento da festa são Sebastião em limoeiro foi uma maravilha com a participação da  banda Cavaleiros do forró entre outras foi uma maravilhosa festa na cidade de limoeiro.  








domingo, 17 de janeiro de 2016

Festival de Prêmios AMPEC 16/01/16

Festival de prêmios   da AMPEC na cidade  Glória Do Goitar  com a presença do presidente Tone,  juntamente com os amigos, o empresario Nicó do Cimento presidente Ampec  do Carpina.
E também não poderia falta a presidente da FAMPEC Surubim  ANA Maria.
 
A seguir estarão algumas fotos do evento festival de prêmios na cidade de Glória Do Goitar:





                            




                                                                             








quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Horóscopo anual 2016

Áries 
de 21/03 a 20/04
Para o nativo de Áries 2016 vai ser de ligação ao mundo espiritual. Pode contar com uma capacidade enorme para entender os outros e até ajudar na resolução de alguns problemas. A sua intuição vai ser evidente todo o ano.

Dono de um forte magnetismo, tanto que a sua companhia vai ser indispensável para manter o equilíbrio no grupo.
Touro 
de 21/04 a 20/05
Para o nativo de Touro, 2016 vai ser um ano repleto de mudanças, com uma enorme necessidade de experimentar coisas novas. Ano de grande movimentação. A solidão não vai fazer parte da sua vida. Para onde de quer que vá, terá sempre pessoas à sua volta. A sua vida social tende a ser muito intensa, o que pode originar um certo cansaço. Por isso esteja atento!
O ano de 2016 é um ano de feição, basta aproveitar as oportunidades que são de ouro.
Gêmeosde 21/05 a 20/06
Para o nativo de Gêmeos, este ano, é dedicado à continuação de projetos já iniciados no ano de 2015.Pode notar que as coisas estão a caminhar de forma lenta, o que de certa forma, o vai manter ocupado.A falta de tempo da sua parte pode criar algum afastamento das pessoas que o rodeiam. As ambições podem fazê-lo agir de forma impulsiva. É bom que analise os prós e contras de tudo aquilo que passar pelas mãos e deve aconselhar-se antes de tomar qualquer decisão.
Uma pessoa mais velha pode dar uma ajuda, nesta fase.
Gêmeos
Câncer 
de 21/06 a 21/07
Para o nativo de Câncer este ano chega com novidades, depois de alguns momentos menos bons em 2015.
Pode contar com grandes alegrias e realizações. Vai sentir uma vontade enorme de fazer mudanças, embora deva ter em atenção que a opinião dos outros também é importante. Todas as ideias novas podem ser importantes para a sua vida.
Câncer
Leão 
de 22/07 a 22/08
Para o nativo de Leão, 2016 vai ser um ano que vai sentir que a sorte está do seu lado e que nada pode estragar os seus objetivos. Tudo o que plantou no passado vai agora colher. Vai enfrentar novos desafios e ter assim o reconhecimento que ansiava há já algum tempo.Este ano, o Leonino vai ter um ambiente familiar muito bom, o que vai fazer que ande muito alegre.
Leão
Virgem 
de 23/08 a 22/09
Para o nativo de Virgem este é um ano marcante. Vai sentir uma enorme necessidade de conseguir atingir os seus objetivos e, sobretudo, impedir que os obstáculos possam criar contratempos. Vai ter mais confiança em si, o que vai fazer com que consiga libertar-se facilmente de situações que o incomodem.Este ano, não vai ter receio de dizer o que pensa. Vai agora entender que é a hora certa para fazer mudanças na sua vida e que há coisas que não lhe fazem falta. 
Virgem
Libra 
de 23/09 a 22/10
Para o nativo de Libra, este ano vai ser de colheita, na medida em que todas as experiências do passado vão ser uma mais-valia para o presente. Em 2016, pode receber em dobro, o que vai ser uma compensação de todo o esforço e empenho que fez no passado.A sua vida social vai trazer-lhe novos conhecimentos muito importantes. Não vai faltar empenho e garra para aproveitar todas as novas oportunidades que surjam. 
Libra
Escorpião
 de 23/10 a 21/11
Para o nativo de Escorpião, o novo ano começa com um evento mau que pode levar a pensar que a sua vida parou. No entanto, esse estado de espírito não vai durar muito tempo, pois a partir de Março de 2016, vai começar a sentir as fortes mudanças. A sua capacidade de comunicação vai ter um papel fundamental. Novas portas tendem a abrir. Os projetos que se encontram em curso podem, finalmente, começar a dar frutos.
Escorpião
Sagitário 
de 22/11 a 21/12
Para o nativo de Sagitário, o ano é de resolução. Vai sentir que chegou a hora de colocar as coisas no lugar certo. Esta tendência obriga-o a fechar portas, a cortar com certas pessoas, aos esclarecimentos de relacionamentos com questões por clarificar, a nascimentos e ao início de novas atividades profissionais. Em 2016, os ventos são de forte mudança. Lembre-se, faça o que fizer, vai ser para melhor!
Sagitário
Capricórnio
 de 22/12 a 20/01
Para o nativo de Capricórnio, este é um ano importante, uma vez que vai querer resolver todos os assuntos pendentes, alguns relacionados com o passado. No entanto vai ser um ano protegido e positivo. Tudo que viver, vai ser positivo..
A sua intuição vai estar mais apurada do que é habitual,o que vai de alguma forma facilitar a sua vida e a resolução de todas as situações. 
Capricórnio
Aquário
 de 21/01 a 19/02
Para o nativo de Aquário, em 2016 vai valorizar-se mais, o que vai levar que entenda que é capaz de fazer tanto, ou mais, que os outros. A sua auto-estima vai ajudá-lo a desinibir-se e a ganhar mais confiança em todas áreas da sua vida. Vai perceber que chegou a hora de ser independente, o que vai trazer-lhe benefícios e força para iniciar algo novo.
Aquário
Peixes
 de 20/02 a 20/03
Para o nativo de Peixes, este vai ser um ano marcado pela calma e a tranquilidade, o que vai levar a que aja pacificamente em relação aos outros. É provável que sinta necessidade de rever pessoas que não vê há algum tempo.
Algumas situações menos positivas do passado vão ser agora esquecidas. A sua capacidade de perdoar e de entender vai ser superior a tudo isso. 
Peixes

domingo, 10 de janeiro de 2016

BOM DOMINGO

Todos os dias podem ser especiais, todos os dias começam com infinitas possibilidades e a mesma incógnita: o que você vai fazer com mais vinte e quatro horas? Tudo ou nada? Talvez não seja necessário nem tanto, nem tão pouco, basta fazer o que fará você feliz, seja em que dia for.
Bom dia de domingo para todos vocês!

Sejam felizes e aproveitem mais um dia de vida, seja a descansar, a se divertirem, a trabalhar... E nunca parem de sonhar, amar, abraçar, beijar, aproveitar o sol,a chuva a família e os amigos!   




sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Dia do Fotógrafo

Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de Janeiro.
A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturar os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.
A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.
No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando um curso de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Festa de Reis

Festejado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma festa católica que marca a data da visita dos três reis magos - Gaspar, Melchior e Baltasar - ao menino Jesus, em Belém.

Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos).

A festa popular, comemorada na Europa (sobretudo em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália), foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses que mantiveram a tradição com festejos e trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Ainda hoje, essas tradições sobrevivem no Nordeste, Minas Gerais e São Paulo, guardando algumas de suas características originais até nas periferias de certas capitais. Nas chamadas Folias de Reis ou Reisados, os grupos de foliões, a partir do Natal até a véspera de Reis, visitam os amigos ou conhecidos, cantando modinhas e versos alusivos à data. Dançam ao som de tambores, violões, cavaquinhos e pandeiros, solicitando dinheiro ou alimentos aos donos da casa.

Algumas vezes, os foliões encenam autos de Natal com cenas de episódios bíblicos. Os adereços coloridas e notam-se também figuras mascaradas segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas.e as vestimentas caracterizam as personagens encenadas, por vezes com motivos cômicos, como os palhaços barbados que representam os soldados de Herodes, governador romano que pretendia matar Cristo, motivando a fuga da sagrada família para o Egito. As vestes são fortemente coloridas e notam-se também figuras mascaradas segurando bandeiras enfeitadas com flores e fitas.